top of page

Entenda o que é uma Brand Persona

Sua marca é o ponto de impacto e o poder de sua empresa, então você deve se preocupar muito com o que irá integrá-la. Uma marca vai além de um logo, ela é composta por diversos outros itens que vão criar sua identidade, atrair e direcionar seu público alvo. A Brand Persona é parte fundamental em tudo isso.

ree

Pode até parecer um termo desconhecido para você, mas temos certeza que você é mais familiarizado do que pensa. A Brand Persona está presente nas marcas mais conhecidas e garantem além de identidade, a diversão nos mais variados tipos de mídia.


Preparamos este post com informações para você entender de uma vez por todas o conceito, a importância e como aplicá-la. Ansioso para ver tudo o que preparamos? Então venha conosco e garanta o sucesso de seu negócio no meio digital.


Mas afinal, o que é uma Persona?

Definir uma Persona é crucial para o sucesso do seu negócio, principalmente quando você se preocupa com a assertividade do seu conteúdo.


Persona é um avatar que criamos para que fique mais fácil a identificação tanto do público como da marca. Existem dois tipos principais de Persona, Buyer Persona e Brand Persona.  Vamos entender um pouco mais sobre elas:


Buyer Persona

Você tem uma marca, coleta e nutre seus leads e pronto, chegou a hora de criar sua Persona, ou melhor, sua Buyer Persona (pessoa do consumidor). Com ela você conseguirá conversar com mais facilidade com uma grande parte de seus consumidores, pois sua Persona é uma pessoa semifictícia que representa seu público.


Brand Persona

Seu negócio precisa de alguém para conversar com essa Persona, certo? Então agora é o momento de criar sua Brand Persona.


A Brand Persona é a personificação da sua marca, é essa pessoa quem irá interagir com o público, principalmente — mas não somente — nas mídias sociais.


Construção da Brand Persona

A Brand Persona nem sempre foi levada em conta como algo relevante. Hoje é parte fundamental de sua estratégia no marketing digital. Para a personificação do seu negócio sair do papel e entrar em ação é necessário que você entenda quem é o seu público, quem consome seu produto, quem não consome e porquê não consome.


Quando o consumidor opta por comprar um produto de uma marca e não de outra, geralmente ele leva em consideração duas variáveis: preço e qualidade. Caso ele verifique equidade nos dois itens, acaba colocando em pauta uma terceira variável: a identificação.


A empatia gera valor para sua marca, tendo como consequência um peso maior no momento de decisão de compra.


Brand Persona na prática

Há várias Brand Personas que são bem conhecidas, mas acredito que os melhores exemplos são: Netflix e Magazine Luiza. Essas marcas têm Brand Personas bem definidas e que engajam muito com seu público.

Netflix

A Netflix é um dos melhores exemplos de Brand Persona, engaja muito e sempre que pode, responde seu público com um leve sarcasmo e bom humor. Como por exemplo a famosa resposta que viralizou: “você tá doida, querida?”.


Isso não quer dizer que a Brand Persona é criada apenas para responder nas redes sociais, mas sim para gerar identificação e engajamento.


Magazine Luiza

A rede de lojas Magazine Luiza criou uma Brand Persona baseada na dona da rede, a Lu. Esse é outro exemplo de uma criação bem-sucedida, o avatar está presente não só nas redes sociais, mas também no chat da loja online, que responde todos os consumidores de forma bem descontraída.


Sem a Brand Persona bem definida é muito difícil ter um público engajado, então tenha ela como uma parte fundamental de sua estratégia, assim você gerará valor para sua marca e com certeza isso fará você angariar cada vez mais clientes assíduos.


>> Fonte: Bruno Ferreira | Mai 17, 2019 | Branding, Marketing Digital



 
 
 

Comentários


bottom of page